Página Inicial

Consumo Consciente

Redução do Consumo e
do Impacto Ambiental

A Unimed Volta Redonda, preocupada em diminuir o impacto ambiental e o uso de recursos naturais, definiu que os processos e decisões na construção do Hospital Unimed contribuíssem com a conservação do meio ambiente e a redução do desperdício. Por acreditar que o meio ambiente é uma boa porta de entrada para sustentabilidade nos negócios, a Cooperativa, não foca apenas em projetos de compensação, mas, sim em redução do consumo e do impacto ambiental. Recursos como água, energia elétrica, telefonia, impressão e material de expediente são tratados, em todos os projetos, de forma consciente.

Exemplos Práticos

Ações de redução do consumo de energia

De 2011 para 2012, reduzimos em
48% o consumo médio de
energia
por atendimento nas
Unidades de Serviços Próprios da Unimed Volta Redonda.

Implantação de Termografia nos quadros elétricos, que possibilita fotografar a energia térmica, e assim ter maior controle e minimizar o desperdício de energia.

Retirada de 260 lâmpadas dos corredores principais do hospital, sem perder a qualidade da iluminação do ambiente, que foi projetado para ter maior aproveitamento de iluminação natural.

Ações de reaproveitamento de materiais de escritório: materiais como, grades, madeiras em bom estado, alumínio e sobras de materiais de construção, por exemplo, são agora utilizados na confecção e manutenção de móveis de escritório, sinalização e calhas, reduzindo o volume de compra desses materiais.

Prontuário eletrônico

No Hospital Unimed há utilização do prontuário eletrônico, proporcionando significativa economia de papel. Nos 2 primeiros ano do Hospital, gerou uma economia de impressão de pelo menos 1.600.000 folhas, o que equivale a aproximadamente 3.150 pacotes com 500 folhas.