Página Inicial

Notícias e Novidades

13 de Novembro de 2017

Hospital digital: a segurança do paciente na Unimed Volta Redonda

Hospital Unimed Volta Redonda é o terceiro da America Latina a receber certificação nível 7 da HIMSS

“A certificação HIMSS assegura qualidade e segurança dos processos do Hospital Unimed Volta Redonda, além de ser um diferencial de mercado. Investimos continuamente em ações integradas e o resultado da auditoria confirma que estamos no caminho certo”, declarou o vice-presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, após a conquista da certificação grau sete da HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), que busca melhoria contínua na segurança da assistência hospitalar por meio da informatização.

O reconhecimento indica que o Hospital, que completou sete anos em setembro de 2017, está aplicando o mais alto nível de tecnologia de informação e mecanismos de segurança para fornecer os melhores cuidados aos seus clientes.

Em uma escala de zero a sete, em que zero significa que na unidade hospitalar não há um suporte digital na área clínica, o Hospital Unimed Volta Redonda conquistou o nível sete da HIMSS - maior associação de informática em saúde no mundo. A unidade hospitalar é a primeira a conquistar esse certificado no estado do Rio de Janeiro. No Sistema Unimed, na região sudeste, o Hospital Unimed Volta Redonda também é o primeiro a receber a certificação. No Brasil, é o segundo a obter a certificação nível 7. Já na América Latina, o Hospital foi o terceiro a conquistar o certificado.

Entre as principais ações realizadas no Hospital Unimed Volta Redonda para alcançar o estágio de hospital digital, preconizado pela HIMSS, está a adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), desde sua fundação. Ele possibilita ainda mais segurança na assistência ao paciente, reunindo toda a documentação dele. Informações como diagnóstico, evolução do quadro clínico, consultas e altas podem ser acessadas de forma integrada, contribuindo para a assertividade da assistência prestada ao cliente. Com o PEP, o Hospital Unimed Volta Redonda assume ainda seu compromisso socioambiental com a redução de papel e sobretudo, com as diretrizes voltadas para a segurança do paciente.

Outro procedimento que destacou a atuação do Hospital foi a checagem à beira-leito. O sistema funciona com o apoio de dispositivos móveis (notebook e all in one) que possuem leitores com códigos de barras. Por meio dessa checagem, médicos e enfermeiros conseguem ter acesso compartilhado e em tempo real ao prontuário do paciente, garantindo ainda mais eficiência a checagem assistencial. Nela, as informações são integradas e o histórico do paciente é disponibilizado para garantir que a medicação seja feita da forma e na dosagem correta, no horário adequado e de acordo com a prescrição médica.

A implantação da unitarização de doses também foi reconhecida como um processo diferenciado dentro do hospital. Promovido pela Central de Reconstituição e Diluição da farmácia da unidade, a prática é responsável por aperfeiçoar a distribuição de medicamentos, devidamente embalados e identificados, por dose unitária, garantindo também a qualidade do produto até o momento da administração no paciente.

A Unidade hospitalar sempre com foco na segurança do paciente e qualidade no atendimento, implantou protocolos automatizados, como de Dor Torácica, AVC Isquêmico e Pneumonia. Com isso, a conduta médica e de enfermagem é padronizada e todas as informações do paciente ficam disponibilizas no sistema de forma completa. Também foi implantado no Hospital a digitalização dos laudos oriundos de outras Unimeds ou convênios. O documento é convertido em dados digitais e inserido no prontuário eletrônico. Tudo isso, para garantir mais segurança e melhor cuidado ao paciente.

E se o sistema cair? Neste caso, é utilizado o Plano institucional de Contingência um meio de garantir a continuidade da assistência ao paciente.

Escrever comentário
Nome*
E-mail*
Comentário*
 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Unimed Volta Redonda. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Unimed Volta Redonda poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Outras Notícias

Unimed Volta Redonda promove I Simpósio de Radiologia

Evento aconteceu na última quarta-feira, dia 08, no auditório da Sede Administrativa

Unimed Volta Redonda conquista prêmio Referências da Saúde 2017

A premiação aconteceu no último dia 26, durante o HealthCare Innovation Show (HIS), em São Paulo

Dia de circo e muita informação em Volta Redonda

O Pró Vida promoveu uma oficina especial do programa Desenvolver para gestantes e mães de bebês de até 01 de idade

Ver todas as notícias