Página Inicial

Notícias e Novidades

21 de Julho de 2021

Julho Verde alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Conhecer os sintomas é um passo importante para o autocuidado

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo. O mês de julho foi o escolhido para a campanha sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O câncer de cabeça e pescoço, na verdade, abrange um conjunto de tumores que afetam as regiões da boca, faringe, laringe, glândulas salivares, cavidade nasal e seios paranasais. Os principais fatores de risco são as infecções por HPV (papilomavírus), tabagismo e o consumo de álcool.

 

Sintomas

Esses tumores podem ser assintomáticos no início da doença. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e reduz a probabilidade de sequelas. Com o avanço da doença, podem aparecer os sintomas:

·         Nódulos no pescoço

·         Mudança na voz e rouquidão

·         Dor local

·         Manchas brancas na boca

·         Lesões com sangramento ou demora na cicatrização

·         Dificuldade para engolir

Adquira o hábito do autoexame, onde é possível identificar inchaços no pescoço ou feridas na boca que não cicatrizam há mais de duas semanas.

 

Prevenção

·         Mantenha uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos

·         Não fume

·         Evite o consumo de álcool

·         Mantenha a higiene bucal em dia e evite o uso de enxaguantes bucais com álcool

 

Tecnologia para cuidar

O Centro Cuidar Oncologia, localizado anexo ao prédio B do Hospital da Unimed Volta Redonda, trabalha com equipamentos modernos e atendimento humanizado para atuar desde o diagnóstico ao tratamento do câncer em um só lugar. Com acompanhamento médico especializado, conta ainda com suporte para exames, tratamento com equipe multidisciplinar, como fisioterapia, nutrição e psicologia, além da estrutura de Oncologia Geral, Oncohematologia, Infusão de quimioterápicos e Cirurgias Oncológicas. Estão previstas ainda para este ano a inauguração da Radioterapia e PET-CT Digital. A unidade hospitalar atende clientes Unimed, particular e outros convênios.

Escrever comentário
Nome*
E-mail*
Comentário*
 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Unimed Volta Redonda. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Unimed Volta Redonda poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Outras Notícias

Unimed Volta Redonda recebe reconhecimento por medidas de proteção ao meio ambiente

Descarte correto de cabo reduziu a extração de 41 mil kg de minério de cobre e economizou mais de 4.130 kWh de energia

Hospital Unimed Volta Redonda realiza primeira cirurgia no Centro Oftalmológico

Paciente é uma senhora de 83 anos, que sofria de catarata

Ver todas as notícias