Uma pesquisa realizada pelo Ibope apontou que a maioria dos brasileiros que tem plano de saúde está satisfeito. O levantamento foi encomendado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e demonstra que 75% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com suas operadoras, enquanto 18% mais ou menos satisfeitos e 7% insatisfeitos. A pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2015, 3,2 mil pessoas entre beneficiários e não beneficiários em oito regiões metropolitanos do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Manaus).
As operadoras têm procurado se aproximar ao máximo das expectativas de seus clientes. Há alguns anos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), regulamentou uma pesquisa que servisse como base para fiscalização e parâmetro de qualidade para que os planos de saúde propusessem melhorias para as áreas em desenvolvimento.
O levantamento é obrigatório apenas para operadoras com mais de 100 mil clientes. A Unimed Volta Redonda, que atualmente tem cerca de 60 mil clientes, usa a metodologia para mensurar da qualidade de seus serviços internamente. Recentemente, a Federação das Unimeds do Estado do Rio realizou uma pesquisa com 602 usuários da Unimed Volta Redonda, para aferir o grau de satisfação dos clientes da cooperativa médica. O levantamento utilizou como base o modelo proposto pela ANS e registrou índices positivos.
Números revelam alto grau de satisfação
De cada cem clientes da Unimed Volta Redonda, 93 recomendariam a operadora a algum amigo ou familiar. Além disso, 98% dos entrevistados consideraram a qualidade de atendimento boa ou ótima, mesmo índice apontado por pacientes ou acompanhantes que estiveram no hospital e aprovaram a atuação da equipe médica. A avaliação geral do plano de saúde também foi positiva, com 74% e o índice de satisfação total da pesquisa é de 75%. A qualidade do serviço oferecido superou a expectativa dita por 73% dos entrevistados.
“Os números revelados na pesquisa demonstram o nosso compromisso diário. Sabermos que 93% dos nossos clientes recomendariam nossa assistência demonstra que estamos no caminho certo. Ficamos satisfeitos em superar as expectativas porque para nós isso é um compromisso com aqueles que depositam aos nossos cuidados o que têm de mais valioso, a vida”, destacou o presidente da cooperativa, Luiz Paulo Tostes Coimbra.
A atuação da rede credenciada também passou por avaliação. Um dos objetivos da cooperativa era estender a satisfação do cliente Unimed Volta Redonda aos usuários dos serviços oferecidos pela rede credenciada. Sendo assim, 84% dos entrevistados consideraram bons e muito bons os serviços oferecidos pela rede.
Quando comparado a 2014, a satisfação do cliente, que era de 67%, passou para 71%, quando avaliadas as opções de consultórios, hospitais e clínicas oferecidas. A qualidade dos serviços passou de 76% para 79,4%. O prazo para autorização de exames e procedimentos também registrou índice positivo e saltou de 65% para 71%.
A opinião dos entrevistados sobre o preço do plano foi um dos itens que apresentaram melhora: no ano passado, 51% dos entrevistados acharam que o preço do plano era “bom” ou “muito bom”, enquanto este ano 54% tiveram opiniões positivas sobre o preço.
O Jeito Unimed de Cuidar* também foi lembrado, uma vez que 64% dos entrevistados apontaram três itens que melhor representam a qualidade do atendimento: gentileza e presteza, competência técnica e instalações.
*Jeito Unimed de Cuidar – preza por Gentileza, Respeito e Competência em todas as relações. Gentileza para que o cliente se sinta bem-vindo, com a devida importância à necessidade dele. Respeito para agir com Educação e acolher as pessoas como elas são. E Competência por oferecer diferentes meios de atender bem, atuando de acordo com as prioridades e no investimento de profissionalização.