Página Inicial

Notícias e Novidades

3 de Setembro de 2021

Unimed Volta Redonda está entre os Lugares Incríveis para Trabalhar

A cooperativa é reconhecida pelo décimo ano pelos altos níveis de satisfação das pessoas

 

Pelo décimo ano, a Unimed Volta Redonda é reconhecida em pesquisa de clima organizacional. A Cooperativa, pelo segundo ano consecutivo, está entre as empresas reconhecidas como Lugares Incríveis para Trabalhar, iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) que avaliou as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores. No ranking geral a Unimed Volta Redonda ocupa a 41ª posição entre as 120 empresas premiadas. Já por porte, ocupa a 10ª posição entre as 30 empresas de grande porte premiadas. Por setor, a 6ª posição entre as 16 empresas premiadas que fazem parte do grupo de Serviços de Saúde. A Cooperativa também foi eleita por oito vezes uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil.

 “Esse reconhecimento é fruto da relação de confiança que construímos com as pessoas há mais de 30 anos”, afirma o presidente da cooperativa, Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra.

Ele aponta que um dos principais diferenciais da organização é a sua cultura organizacional é sustentada pelo Jeito Unimed de Cuidar (JUC), baseada nos pilares: Gentileza, Respeito e Competência. “O nosso JUC é um compromisso assumido nas relações com o médico cooperado, colaborador, cliente, fornecedor e sociedade como um todo. Hoje, nós somos reconhecidos pelo nosso Jeito Unimed de Cuidar”, conta Dr. Luiz Paulo.

Segundo o presidente, a organização deve sempre ampliar as oportunidades para o desenvolvimento profissional dos colaboradores, a partir de competências técnicas e comportamentais. Por isso, é preciso que as pessoas sejam e se sintam valorizadas. A percepção que o time tem do ambiente de trabalho é fundamental para o engajamento e para o clima organizacional.

“Impulsionamos nossos colaboradores para que sejam protagonistas de suas próprias carreiras. Acreditamos nas pessoas e investimos na geração de competência, nos orgulhamos em formar, reter talentos e promover uma troca de saberes, contribuindo assim para o desenvolvimento e crescimento dos nossos profissionais”, conta o presidente.

E o ímpeto em investir nas pessoas só aumenta. A Unimed Volta Redonda, por exemplo, transformou o seu Centro de Treinamento no Instituto Lóbus Treinamento, Ensino e Pesquisa. “A proposta é garantir a qualificação dos profissionais e oferecer capacitação para a área de saúde para interessados de todo o país”, explica Dr. Luiz Paulo.

“Temos muito orgulho em afirmar que ao longo de nossa história sempre acreditamos nas pessoas e vamos continuar investindo no desenvolvimento de cada um para que todos cresçam”, afirma o presidente acrescentando que, durante a pandemia, cuidar da saúde dos colaboradores e seus médicos cooperados se tornou ainda mais essencial

Assim que se percebeu o quão grave era o cenário provocado pela Covid-19, a Unimed Volta Redonda se dedicou a preservar a saúde de todos os seus públicos. Afastou profissionais do grupo de risco, adotou medidas para proteger quem permaneceu trabalhando, sempre seguindo todas as orientações sanitárias preconizadas pelo ministério da Saúde e, em alguns casos, determinando medidas até mais rígidas.

A Cooperativa criou, em apenas três dias, uma Unidade de Apoio Especial exclusiva para pacientes com sintomas de Covid-19, dando suporte ao Pronto Atendimento; implantou a orientação online, uma videochamada direto com o médico e montou um comitê institucional para acompanhamento da evolução do coronavírus, que continua trabalhando. Medidas que trouxeram conforto e segurança tanto para os clientes, quanto para o público interno.

O home office foi implementado logo em março de 2020. Os colaboradores receberam um kit com mobiliários e acessórios para trabalharem de casa com mais conforto, segurança e adequação do ponto de vista ergonômico. Já os profissionais que se mantiveram no trabalho presencial, além das regras de higiene e distanciamento, contam ainda com o acompanhamento da equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, que promove triagens, campanhas de conscientização, orientação e distribuição de máscaras. 

A Cooperativa também estreou e ampliou iniciativas, como por exemplo, o Programa de Apoio Psicológico e Emocional, que disponibiliza uma equipe de psicologia organizacional para o público interno, também passou a oferecer o atendimento digital por meio de uma plataforma específica. Houve também uma atenção especial.

Sobre a pesquisa 

Promovida pelo UOL e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), a primeira edição do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre as pessoas. A inciativa avaliou o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH. O prêmio é baseado na pesquisa FIA Employee Experience, elaborada pelo professor doutor André Fischer, coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (Progep/FIA) e um dos pioneiros deste tipo de análise no mercado brasileiro, e pelo professor doutor Joel Dutra, coordenador do Progep/FIA e uma das maiores referências em gestão de pessoas no país.

A metodologia da pesquisa liderada por Fischer vem sendo desenvolvida desde 1982 e foi aperfeiçoada nos 14 anos de parceria com o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar, publicado entre 2006 e 2019 pela revista Você S/A. A nova pesquisa, que neste ano teve apuração 100% digital, partiu de novos parâmetros, informados tanto pela situação atual, com a pandemia de Covid-19, quanto pelas novas conclusões da psicologia organizacional nos últimos anos.

 

Escrever comentário
Nome*
E-mail*
Comentário*
 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Unimed Volta Redonda. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Unimed Volta Redonda poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Outras Notícias

Unimed Volta Redonda lança Núcleo de Inovação

Octo 2 chega para fomentar uma cultura de inovação

Unimed Volta Redonda recebe reconhecimento por medidas de proteção ao meio ambiente

Descarte correto de cabo reduziu a extração de 41 mil kg de minério de cobre e economizou mais de 4.130 kWh de energia

Ver todas as notícias