Página Inicial

Dicas de Saúde

4 de Agosto de 2015

Tipos de mamilo e sua influência no aleitamento materno.

-

 MAMILO NORMAL
A maior parte das mulheres têm mamilos normais, ou seja, nem muito para fora, nem liso e nem para dentro. Isso significa que 92% delas não terá qualquer problema para amamentar, pelo menos no que diz respeito ao mamilo.

MAMILO COMPRIDO
Algumas mamães têm um mamilo bem comprido. O problema desse tipo de mamilo é que o bebê tem a tendência de pegar só o bico, sem abocanhar a aréola. Se o bebê pegar só o mamilo, as rachaduras certamente virão. E a dor é intensa. O problema pode ser facilmente resolvido, basta amamentar em posições diferentes, até descobrir qual a posição que faz com que o bebê pegue a maior parte possível da aréola.

MAMILO PLANO
O mamilo plano é aquele que não é “para fora” nem “para dentro”. Mamilos planos não costumam trazer grandes problemas para a amamentação, por que são mais fáceis de corrigir do que os mamilos invertidos. Muitas vezes, quando o bebê é forte, a simples sucção faz com que os mamilos planos voltem ao normal.

MAMILO INVERTIDO
Apenas 0,5% das mulheres têm mamilo invertido. Há variados graus de inversão, alguns são fáceis de corrigir e outros não. Se os mamilos forem invertidos, a amamentação pode ficar um pouco dificultada, mas é possível amamentar mesmo assim. É necessário paciência e tempo. Podem ser usados alguns acessórios para facilitar o processo.

• Concha
• Exercícios
• Bombinha de sucção
• Gelo
• Pinça manual

Tudo com muito cuidado para não machucar.Existe cirurgia para corrigir mamilos invertidos, mas costuma ser utilizada apenas para fins estéticos.

Atenção: Uma mesma mulher pode ter dois tipos de mamilo diferentes. Pode haver qualquer combinação. O lado direito pode ser normal e o esquerdo pode ser invertido ou plano. Consulte o seu médico para entender melhor o assunto.

Fonte: comoamamentar.com e MdeMulher

Escrever comentário
Nome*
E-mail*
Comentário*
 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Unimed Volta Redonda. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Unimed Volta Redonda poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Outras Dicas

Glaucoma: Médico alerta para o diagnóstico precoce

A doença é provocada pelo aumento da pressão nos olhos, que atinge o nervo óptico e pode levar a perda da visão

Pão Branco x Pão Integral

Vale a pena substituir o pão branco pelo integral?

Dicas de Alimentação

10 passos para uma alimentação saudável

Ver todas as notícias