O Pró Vida, unidade de atenção à saúde da Unimed Volta Redonda, realizou nesta quinta-feira, dia 28, em parceria com o setor de Recursos Humanos da Cooperativa, uma tarde de esclarecimentos para gestantes colaboradoras da instituição. O bate-papo foi conduzido pela pediatra, Dra. Rosa Maria de Jesus e por profissionais que atuam no programa de Desenvolver - Puericultura do Pró Vida. Durante o evento foram sorteados brindes, realizados exercícios de fisioterapia e outras orientações. A atividade fez parte das ações em comemoração ao mês das mães, promovidas pela Cooperativa, que já havia lembrado a data em outra ocasião, também com palestras e um café especial. As iniciativas reforçam uma das frentes de cuidado da Unimed Volta Redonda, que preza pela qualidade de vida tanto do cliente como do colaborador.
“Nossas atividades estão sempre alinhadas à essência da Unimed: cuidar. Buscamos conscientizar e estimular quanto à atenção à saúde e bem-estar da mamãe e do seu bebê. Acredito que para que a qualidade de vida esteja presente em nosso dia a dia, precisamos de informação, envolvimento e força de vontade”, explicou a diretora da Cooperativa, Dra. Leila Monteiro Auler.
Atualmente a Unimed Volta Redonda tem 405 colaboradoras mães e 34 gestantes. Para a colaboradora do centro cirúrgico do Hospital, Priscila Gralato, grávida do terceiro filho, informação nunca é de mais. “Mesmo sendo o terceiro, sempre tem o que aprender. Eventos como esse demonstram a preocupação da empresa que já é voltada para a prevenção e cuidado e isso é importante”, ressaltou.
Sobre o Puericultura
O Puericultura, que já foi reconhecido quatro vezes pela ANS (Agência Nacional de Saúde), tem como objetivo promover a saúde com ações de educação da criança e de seus familiares, por meio de consultas, palestras, encontros e orientações.
Atualmente atende a mais de 950 pacientes. O ingresso deve ser feito pelas mamães a partir do sétimo mês de gestação e do bebê com até 01 ano de idade. A partir de então, a criança será acompanhada por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e médicos pediatras cadastrados no programa.
Indicadores
100% é o percentual de inscritos com perfil de risco conhecido;
92,81% das crianças estão com a carteira de vacinação em dia;
85,14% das crianças realizam a triagem neonatal (testes: pezinho, olhinho, orelhinha).
61,34% é a proporção de inscritos que realizaram a 1ª consulta com pediatra antes dos 15 dias de nascido.