FAQ - Portal Unimed Volta Redonda
P�gina Inicial

FAQ

1

Ainda não recebi a minha carteirinha. Como faço para ser atendido?

Leve sua identidade e informe ao atendente do consultório que você não está de posse do cartão.
A autorização será feita via Central de Atendimento que funciona 24h todos os dias da semana: 2102-7000 ou 3336-6000.

2

Como faço para alterar o meu endereço?

A alteração pode ser feita por meio do site www.unimedvr.com.br na área Sou Cliente.

3

Como solicito segunda via de boleto?

A 2ª via do boleto pode ser impressa por meio do site www.unimedvr.com.br na área Sou Cliente.

4

Como solicitar autorização para exames/ internação/ cirurgias?

Internações Eletivas / Cirurgias
Dentro de Volta Redonda: o cliente deve levar o pedido diretamente no hospital onde acontecerá a internação. Caso seja no Hospital Unimed, o pedido pode ser entregue também na Unidade 33 - Rua Alberto Pasqualine, nº 80, Vila Santa Cecília.
Fora de Volta Redonda, o pedido deverá ser entregue na Unimed da cidade onde o cliente estiver.
O prazo para autorização de cirurgias é de no máximo 21 dias úteis.

Exames e Consultas
As autorizações podem ser feitas diretamente no prestador (clínicas e consultórios), através do Autorizador Online utilizando o cartão magnético, ou o prestador poderá entrar em contato com a Central de Atendimento para obter autorização.

5

O que é carência?

É o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento contado a partir da data de vigência do contrato.

6

Posso pagar e deixar de cumprir o período de carência?

Não, a carência deverá ser cumprida de acordo com os prazos estabelecidos no contrato.

7

Qual o período de carência?

As carências começam a vigorar a partir da data de vigência do contrato.

24 horas - Para acidentes pessoais, urgências/emergências em pronto-socorro.
30 dias - Consultas eletivas e exames básicos: Consultas e/ou sessões de Psicologia, Nutricionista, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, RX simples, Eletrocardiograma, Mamografia Convencional, Exames oftalmológicos simples (tonometria, campimetria, retinografia, paquimetria), Análises clínicas simples (hemograma, lipidograma, pesquisa/dosagem de glicose, ureia).
90 dias - Fisioterapia.
180 dias - Internações hospitalares e cirurgias (urgência, emergência, eletivas, casos de saúde mental, exceto para partos), Endoscopia Digestiva, Prova de função pulmonar, Mamografia Digital, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia, Teste Ergométrico, PSA, Polissonografia, Ecodopplercardiograma, Quimioterapia, Radioterapia.
300 dias - Partos a termo.

8

Quando ocorre o reajuste das mensalidades do plano?

Os planos Pessoa Física (contratado individualmente ou familiar), são reajustados anualmente, ocorrendo na data do aniversário do contrato. O índice de reajuste é publicado anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Unimed somente poderá aplicar o reajuste após autorização expressa da ANS. É permitida a cobrança de valor retroativo caso a defasagem entre a aplicação e a data de aniversário seja, no máximo, de quatro meses.

Os planos Pessoa Jurídica sofrem reajustes diferentes dos planos de pessoa física, não existe um percentual fixo informado pela Agência Nacional de Saúde. São reajustados de acordo com a sinistralidade do contrato, e livre negociação entre o gestor de contas e o cliente.

As mensalidades também podem sofrer um reajuste, caso o titular ou um dos seus dependentes mude de faixa etária, de acordo com a tabela constante das condições gerais do contrato.

9

Como fazer a alteração de data de vencimento das mensalidades?

É necessário estar em dia com suas mensalidades. Caso contrário, regularize sua situação para, posteriormente, fazer a solicitação.
Encaminhe para o e-mail [email protected] carta solicitando a alteração, assinada pelo responsável financeiro pelo plano.

10

Quais os prazos de atendimento estabelecidos pela ANS?

• Consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia: em até 7 (sete) dias úteis;
• Consulta nas demais especialidades médicas: em até 14 (quatorze) dias úteis;
• Consulta/sessão com fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo: em até 10 (dez) dias úteis;
• Consulta/sessão com terapeuta ocupacional: em até 10 (dez) dias úteis;
• Consulta/sessão com fisioterapeuta: em até 10 (dez) dias úteis;
• Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial: em até 3 (três) dias úteis;
• Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial: em até 10 (dez) dias úteis;
• Procedimentos de alta complexidade - PAC: em até 21 (vinte e um) dias úteis;
• Atendimento em regime de hospital-dia: em até 10 (dez) dias úteis;
• Atendimento em regime de internação eletiva: em até 21 (vinte e um) dias úteis;
• Urgência e emergência: imediato.

Procedimentos de alta complexidade - PAC: os exemplos mais comuns são tomografia computadorizada, ressonância magnética, hemodiálise, quimioterapia, cateterismo cardíaco. A lista completa dos procedimentos de alta complexidade que devem ser cobertos pelos planos de saúde pode ser encontrada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS