Gentileza cura - Portal Unimed Volta Redonda
P�gina Inicial

Notícias e Novidades

13 de Novembro de 2023

Gentileza cura

Hoje é dia da Gentileza e convidamos o médico anestesiologista, Dr. Paulo Franco para escrever sobre esse tema que faz parte do nosso Jeito Unimed de Cuidar.

Por Paulo Franco, (CRM 309735), anestesiologista

Eu não tenho conhecimento de quem disse pela primeira vez que abalos emocionais podem causar doenças. Hoje sabemos que em nossa mente existe uma constante batalha, por exemplo, entre o certo e o errado. Imagina que eu escolho fazer algo que penso ser correto, mas vejo que alguém a quem amo não aprova isso que estou fazendo. Na verdade, antes de concretizar o feito há dúvidas em meu coração. Eu, que estava convicto, agora já tenho dúvidas a respeito do fato. De repente só pensar no assunto já abala minha saúde. Se esse drama é constante, o enfermar é uma possibilidade bastante provável. 

Eu dei apenas um exemplo, mas o leitor pode imaginar as decepções, as traições e as muitas questões da vida moderna que podem afetar a nossa saúde. Pensa em uma senhora que tem 4 filhos e vive de maneira estável financeiramente, mas os filhos estão espalhados em locais diferentes do país. Isso pode ser normal para várias mulheres, mas pode ser uma tragédia para uma e provocar doenças graves.

Eu estou dizendo isso para mostrar o que pode estar na alma de quem procura o nosso serviço, por exemplo, com uma crise hipertensiva ou uma dor abdominal sem necessidade urgente de cirurgia.

Eu já presenciei atendimentos em serviços de saúde que os profissionais tratavam exclusivamente as dores de cabeça, dores de estômago, crises de pressão alta. Já vi também locais em que pacientes não tem nome. Referem-se a eles pelos nomes das suas doenças. Quem nunca ouviu a expressão: - vou operar aquela apendicite do quarto tal. 

Uma pessoa que procura nosso Hospital Unimed Volta Redonda vai encontrar gente altamente interessado em aliviar o seu sofrimento. Encontrar a solução para diagnóstico correto e tratamento adequado. A gentileza é a primeira atitude que se nota em qualquer setor. Eu costumo dizer que até para dizer não tem que ser gentil.

Eu sou anestesista. O que eu faço? Anestesia?

Não. Eu ajudo as pessoas em um momento de extrema preocupação durante todo stress cirúrgico.

Assim como um técnico de radiologia não opera um aparelho. Ele tem consciência de que está se esforçando para ajudar no diagnóstico e tratamento do paciente.

E em todos os setores a gentileza é percebida.

Eu fui operado no nosso hospital. No andar que passei a noite, ninguém sabia que eu era médico e recebi atendimento de técnicos que, percebi, estavam muito empenhados em me ajudar. Eu vi gentileza nas pessoas. E isso certamente colaborou com o meu restabelecimento.

O nome “paciente” foi dado a pessoa errada. Quem está do outro lado. Seja médico, atendente, copeira, arrumadeira precisa de ser “paciente” e usar de gentileza com os pacientes e familiares.

O apóstolo Paulo escreveu em Gálatas capítulo 6 verso 2: - “Carregai as cargas pesadas uns dos outros e, assim, estareis cumprindo a lei de Cristo.”

Gentileza cura, quem dá é quem recebe!

Escrever comentário
Nome*
E-mail*
Comentário*
 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Unimed Volta Redonda. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Unimed Volta Redonda poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Outras Notícias

Hospital Unimed Volta Redonda celebra o 13° aniversário com mais avanços para a saúde da região

A unidade recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes de fígado e rim, sendo o primeiro hospital da região autorizado a real...

Unimed Volta Redonda comemora 34 anos investindo na saúde da região

Os investimentos da Cooperativa repercutiram importantes marcos para a região

Unimed Volta Redonda é reconhecida em prêmio de Melhores Práticas

A premiação reconhece o empenho das Unimeds na execução das suas atividades, ao longo do último ano.

Ver todas as notícias