Pgina Inicial

Governança


Governança Corporativa

É o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários em nosso caso, Cooperados, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle (IBGC, 2015).

Para a Unimed Volta Redonda, a Governana Corporativa é um mecanismo de controles internos e externos, que proporciona aos Agentes de Governança (Cooperados, Conselhos e Executivos) o direcionamento para execução dos objetivos estratégicos da Cooperativa, visando a sustentabilidade e perenidade do negócio.

Assembleia Geral

É o órgão soberano da Cooperativa, competente para decidir sobre os atos relativos a ela, bem como para tomar decisões que julgar conveniente à defesa de seus interesses.

Conselho de Administração

É o grupo encarregado do processo de decisão da Cooperativa em relação ao direcionamento estratégico estabelecido. Seu papel é ser o elo entre os Cooperados e a gestão, para orientar e supervisionar a relação das partes interessadas.

Conselho Fiscal

Tem como missão, fiscalizar a gestão, as operações financeiras e a prestação de contas, recomendando ou não sua aprovação pela Assembleia Geral.

Conselho Técnico

Sua atribuição é assessorar o Conselho de Administração na avaliação de candidatos para admissão de novos Cooperados e na apuração de infrações às leis ou normas internas cometidas por Cooperados.

Diretoria Executiva

É o órgão responsável pela administração e representação da sociedade, respondendo, de forma colegiada, pela gestão e pelo alcance dos resultados, seguindo as diretrizes do Conselho de Administração e as deliberações da Assembleia Geral.

Estrutura Organizacional

É a forma como nos organizamos e nos distribuímos para cumprir os preceitos da Cooperativa com Gentileza, Respeito e Competência. Os princípios de boa governança refletem nossa estrutura organizacional.

O alinhamento dos órgãos que compõe a estrutura de Governança Corporativa é fundamental para sustentabilidade e perenidade da Unimed Volta Redonda. A Diretoria Executiva tem um papel muito importante, pois é o principal elo entre a estratégia e a execução, garantindo a operação de forma integrada convergindo o propósito de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas.